sábado, 29 de agosto de 2015

O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES NA BUSCA PELO CORPO PERFEITO



 

Na saga pelo emagrecimento saudável, os suplementos vêm sendo usados por alguns praticantes de exercícios físicos para impulsionar o ganho de massa muscular e a perda de peso, entre outros aspectos. De acordo com a nutricionista Paula Castilho, esses produtos são, na maioria das vezes, vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. "Os suplementos são indicados para pessoas com carências nutricionais e também para ajudar praticantes de atividade física a terem um melhor desempenho ou reporem perdas nutricionais durante o treino", explica a especialista.

Quando recomendados por um profissional capacitado, os suplementos podem ser úteis para o dia a dia no mundo contemporâneo, em que o tempo livre para os cuidados com a saúde é um privilégio para poucos.

"Quando recomendados por um profissional capacitado, os suplementos podem ser úteis para o dia a dia no mundo contemporâneo, em que o tempo livre para os cuidados com a saúde é um privilégio para poucos."

De acordo com Paula, atualmente, no ritmo de vida em que as pessoas vivem, muitos nutrientes são perdidos por causa de estresse, falta de tempo para preparar alimentos saudáveis ou mesmo pelo consumo exagerado de produtos industrializados. Com isso, os suplementos passam ser necessários no cotidiano, desde que sejam consumidos após prescrição médica ou de nutricionistas.

O nutricionista clínico Gabriel Cairo Nunes, reforça que uma dieta com suplementos deve ser absolutamente personalizada, montada a partir de exames feitos por um profissional. "Desde que a dieta esteja adaptada ao paciente, todos podem fazer uso de suplementos. O que se discute é que o consumo em excesso desses produtos pode trazer prejuízo à saúde, porém, essa quantidade ainda não é tão bem definida. De qualquer forma, os suplementos são seguros quando indicados por um especialista. Um exemplo disso são pessoas que não têm tempo de preparar sua refeição com arroz, feijão, legumes e verduras e carnes todos os dias. Nesses casos, ela pode substituir tal alimentação por alguns suplementos, mas sempre adequados por um nutricionista. Assim, esse profissional consegue quantificar quanto e quando é necessário suplementar e ajustar a dieta junto ao suplemento, evitando danos ao organismo", esclarece Gabriel.

SUPLEMENTOS QUE PROMETEM QUEIMAR GORDURA SÃO POUCO EFICAZES

Para cada objetivo existe um suplemento diferente. Na prática, isso faz com que existam diversos tipos de produtos no mercado - alguns mais famosos, como o whey protein, que é uma das versões mais consumidas, e outros menos conhecidos. A respeito dos suplementos "queimadores de gordura", Paula Castilho alerta que serão eficazes apenas se combinados com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.

"Existe hoje no mercado uma infinidade de produtos que prometem auxiliar na queima de gordura, mas na verdade poucos são realmente efetivos. E mesmo aqueles considerados eficazes, só funcionarão em sinergia com um treinamento adequado e uma dieta hipocalórica, adequada em nutrientes, rica em fibras e fracionada em cinco ou seis refeições diárias", alerta a nutricionista.

Confira abaixo alguns princípios ativos presentes nos "fat burners" ou "queimadores de gordura".

·         Cafeína: estimula a "quebra" da molécula lipídica para ser oxidada e aumenta o desempenho no exercício.

·         Ioimbina: auxilia na inibição dos receptores alfa 2 adrenérgicos pré-sinápticos, que são as células gordurosas do corpo. Estes receptores dificultam a queima de gordura.

·         Faseolamina: é uma glicoproteína que reduz um pouco a absorção dos carboidratos consumidos.

·         Caralluma fimbriata: auxilia levemente no controle do apetite. Acredita-se que esta planta também auxilie na queima de gordura, bloqueando a ação de enzimas que atuam no seu armazenamento.

·         Citrus aurantium: promove um leve aumento no metabolismo, auxiliando na queima de gordura. Também apresenta um leve efeito estimulante.

·         Chá verde: as catequinas, compostos encontrados no chá verde, auxiliam um pouco no aumento da termogênese, o que auxiliaria na queima de gordura.

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário